Collections em Java



As Collections(coleções) em Java são estruturas de dados que servem para armazenar e manipular grupos de objetos. Elas fornecem grandes opções de classes e interfaces para trabalhar com diferentes tipos de coleções de dados. São muito úteis para realizar operações comuns de manipulação de dados, como por exemplo: adicionar, remover, buscar e percorrer elementos. 

As collections são altamente flexíveis e podem ser usadas em uma variedade de contextos de programação. Além disso,  a API de collections em Java oferece muitos métodos úteis para tornar a manipulação de dados mais eficiente e conveniente. Faz parte do pacote java.util.

Abaixo listo quatro categorias principais de collections:

1.Listas(Lists): uma sequência ordenada de elementos que podem ser acessados por um índice. Exemplos de classes de lista incluem ArrayList, LinkedList e Vector.

2. Conjuntos(Sets): diferente das listas, os sets segue uma sequência não ordenada e não é indexada e não aceita elementos duplicados. Exemplos de classes de conjunto incluem HashSet, TreeSet e LinkedHashSet.

3. Mapas(Maps): Mapas são coleções que armazenam pares chave-valor, onde cada chave está associada a um único valor. Valores podem ser duplicados, mas a chave não pode. Exemplos de classes de mapa incluem HashMap, TreeMap e LinkedHashMap.

4. Pilhas(Stacks) e Filas(Queues): As pilhas e filas são subtipos de  listas que impõem regras específicas para adicionar e remover elementos. Por exemplo, a classe Stack representa uma pilha (estrutura de dados  LIFO - Last-In-First-Out), e a interface Queue representa uma fila  (estrutura de dados FIFO - First-In-First-Out).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Interface em Java

Ainda Vale a Pena Estudar Java?

Paradigma de Orientação a Objetos - POO